quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cartola


O meu preferido. Cartola.

Não sou ninguém pra falar dele. Primeiro por quê à pouco tempo o conheci, segundo, sou novíssima no assunto Samba. Que se tornou uma paixão minha.

Conheci mais de perto o samba, por causa de uma amiga minha, grande apreciadora do assunto, minha Clara.
Eu, de começo não gostei. Adimito. Mas ao ouvir uma pequena canção, linda, limpa : "O mundo é um moinho". Autoria simplesmente do 'meu' rei, Cartola.
Como tanta poesia sofisticada cabe numa leve música, feita na tristeza de um sambista que acaba de descobrir que sua filha virou prostituta. Como? Simples.
O Samba é a tradução do Brasil. Triste, melancólico, alegre, chorado, calado...

Aos poucos, fui conhecendo algumas músicas... baxando pela internet com o pretexto de conhecer melhor. Cantar.
O samba entrou na minha vida da mesma forma que o Cartola entrou, e arrisco-me a não ler nada sobre o assunto antes de escreve-lo aqui. Só sei que Cartola sofreu muito na vida, teve problemas familiares (como veem, sua filha tornando-se prostituta), problemas financeiros, de origem pobre.
Cartola canta seus sambas com a fineza de um poeta e a elegancia de um compositor.
O que mais falar? Nada. Nem ouso... apenas ouço.

O Mundo é Um Moinho

Um comentário:

Francisco disse...

Sobre Cartola, não há mesmo muito a falar, e sim ouvi-lo.
Eu levei muitos anos para descobrir alguns compositores brasileiros que são verdadeiros genios. Vale a pena pesquisar.
Um beijão.
(tô seguindo o blog)