domingo, 16 de agosto de 2009

Música Brasileira Popular?


Qual seria a definição de MPB? Há quem diz que é um banquinho e um violão. Na minha opnião colocou-se esse termo para os banquinhos e violões por não terem um termo melhor que se adeque ao estilo de banquinho. Mas se agente pega o termo ''popular'' abrange outro tipo de entendimento do assunto. O popular seria do povão, certo? Mas que tipo de música é essa que o povão não escuta? Axo que não é bem que tipo de música é essa, e sim, que tipo de nominação é essa. Mas é aí que me aparece a dúvida: qual seria a denominação perfeita para a dita MPB de hoje?
Pra mim, Música Popular Brasileira, aquela que abrange todos os tipos de música feita no Brasil, poderia ser diferentemente chamada de Música Brasileira Popular. Pronto! Tá resolvido! E a música de banquinho ficaria MPB mesmo...
Dentro da Música Brasileira Popular aglomera todo tipo de música feita no Brasil. Vai do samba de morro ao pop rock romântico psicodélico brasileiro. Essa nação de cor e som pouco explorada pelo seu próprio povo é cheia de mistura, de dendê, de mangue beat, de tambor de crioula, de frevo. Essa mistura sim seria a fonte de novos sons típicos 100% nacional influênciado. Essa sim é a Música Brasileira Popular, feita pelo povo. Não digo povo como ''povão''; mas como a população misturada rica de conhecimentos, de cor e som.

Um comentário:

? disse...

O que é popular e o que é erudito? Nada sei a respeito disso. Tudo se funde, tudo se mistura. Mas no fim o que chega a alguns e o que não chega é o que vale.
E os que nunca ouviram Wagner não são menos geniais por criarem raps com críticas sociais. E os que nunca ouviram Elis também não são menos sensatos por mandarem ver num bom Punk Rock.

E viva o acesso total a boa música.